Wednesday, January 11, 2012

Absurdo das estradas!

Se já não bastasse o número de impostos que pagamos (já são demais), viajar por esse pais é drástico, lastimável e estressante. Pode ser de avião, barco, ônibus, ou bicicleta (ciclovias?)... As infra-estruturas estão ruins.

Vejam só... Levei mais de 7 horas para chegar na praia, de Campinas até São Sebastião, uma viagem de pouco mais de 3 horas. Detalhe, era uma segunda-feira (26/12).

Agora se for de carro, aí piorou! Além de estradas ruins temos a má educação no trânsito, engarrafamento e se não bastasse tudo isso...

É impressão minha ou os pedágios, pelo menos os do Estado de São Paulo, estão de sacanagem?

Eu vejo que os pedágios colocados nas rodovias não tem transparência para com os usuários, pois eles cobram os serviços que a rodovia oferece, o que considero um absurdo, além de valores abusivos ao meu ver, mas isso nem irei colocar em questão agora, acredito que uma boa rodovia com pedágios é coerente.

O problema está em como estão sendo cobrados os pedágios.

Muitos desses serviços normalmente nem são utilizados por nós, ou seja, somos obrigados a pagar pelos serviços que existem na rodovia e não pelo que utilizamos de fato.

Se você está se perguntando: Serviços, que serviços, não é por usar a rodovia, só pelo asfalto rodado?
Agora você entendeu o que eu quis dizer com a falta de transparência. Não sabemos quais os serviços que temos ao entrarmos em uma estrada com pedágios.

Exatamente, o pedágio não cobra só o "valor do asfalto", mas por exemplo pela assistência de socorro. Que mais sará que tem?

Um exemplo:

Se eu preciso de um guincho na rodovia, eu posso acionar o Serviço de Assistência da Rodovia... Correto!
Um amigo meu precisou uma vez... Mas eles só guincharam o veículo dele até a oficina da cidade mais próxima. Normas da empresa.

Bacana esse serviço, heim?!?!?

Pensemos: Se o seu veículo dá pane, você tá viajando, tendo SEGURO PARTICULAR... O que a maioria, ou posso até dizer todos, faria?

Aciona o serviço do seguro particular... Afinal de contas, tô pagando.
A maioria dos veículos tem seguro! Quem não tem seguro particular no carro, levanta a mão aí?

Mas você vai me dizer: Usa o serviço da rodovia se você pagou pedágio.

Tá! Mas eu quero escolher se tenho uma opção melhor, vou acionar o meu seguro. Tem gente que a seguradora dá até outro carro, depois você leva no seu mecânico de confiança e não pra um estranho qualquer, que poderá cobrar quanto quiser, pois você está de "cabeça quente", atrasado e com a única opção que o serviço da rodovia deixou.

Quem paga seguro particular, não quer dor de cabeça e muitas vezes tem até com isso.

Mas aí vão dizer: E os trechos que são utilizados por alguns que não chegam até o pedágio, isso acontece nos trechos menores dentro das cidades ou entre cidades próximas. Pode acontecer? Pode!

Mas como eu disse, a maioria utiliza o próprio seguro e cada vez mais tá estreitando o quilometro (Km) entre um pedágio e outro. Tá tendo cabine de pedágio entre cidades vizinhas. Por exemplo, tenta sair de Campinas, já vi uma matéria sobre isso na TV. Existe uma lenda, pois não achei nada na internet, sobre distância mínima entre pedágios, era a cada 50Km e agora diminuiu para 25Km. Verdade? Não sei.

Agora digo o abuso maior, conheço muitos casos que se você errar o caminho, pra fazer o retorno, você tem que pagar o pedágio novamente, 2 ou 3 vezes até.

Dá impressão que eles foram colocados estrategicamente para para isso.

Posso citar casos que já vivenciei:
1 - Rodovia SP 127: Liga Piracicaba - Rio Claro, erro na saída para Iracemápolis, paga 2.
2 - Rodovia SP 310: Washington Luiz, próximo a Rio Claro se errou e tem que voltar, paga 2 vezes e é caro ainda.
3 - Rodovia SP 075: Santos Dumont, chegando em Sorocaba, se você errar a entrada da Castelo Branco (SP 280), paga um pedágio em Sorocaba e logo depois  ao entrar na Castelo já tem mais um te esperando, caríssimo também.
4 - Rodovia SP 021: Mário Covas (Rodoanel), se errar a saída para a Bandeirantes (SP 348), quem vai pra Campinas, paga-se 3 vezes, duas apenas para fazer o retorno e depois o terceiro para sair do Rodoanel.

Cheguei a mostrar o comprovante anterior, de que eu havia acabado de passar pelo pedágio do outro lado, com a data, hora e falei que apenas ia fazer o retorno, pois errei.

Nem quiseram saber, disseram que não podiam fazer nada e me cobraram novamente.

Aí eu pergunto: Que serviço está sendo cobrado aí? Em dobro?
Estamos pagando por serviços que não nos atendem direito e/ou que não utilizamos. Reclamo pra quem, PROCOM?

Bom, terminou meu horário de almoço, mas fica aí a ideia... Depois elaboro melhor.
Tomara que o pessoal do CQC leia isso e investiguem! :D ha

2 comments:

  1. Muito bem, amigo Vorna. Eu sou da linha que, por usar pouco (viajo 2x por ano no máximo), prefiro pagar o pedágio e ter uma boa rodovia do que não pagar e andar nos lixos que são as estradas BRs. Mas eu sou minoria... temos de colocar a boca no mundo mesmo. Pagamos, temos direito. E cobrar duas vezes é contra o código de defesa do consumidor.
    Abraços e sucesso ao blog.

    ReplyDelete
  2. É uma piada mesmo os pedagios do estado de são paulo. Fiz outro dia campinas -> itajubá, sao mais de 10 reais em 2 pedagios em campinas, e 2,80 em 2 pedagios em minas, para a MESMA QUALIDADE de pista. Por que todos os outros estados ou não tem pedagio ou o tem com valor tao menor?

    ReplyDelete